Em Jardim se encontram alguns dos melhores atrativos de Bonito. Mas, como assim? Exatamente isso, por não ter a fama da sua vizinha e ficar distante apenas 70 quilômetros, boa parte dos turistas que vêm de outros estados ou estrangeiros compram os passeios como se fossem todos em Bonito e assim saem divulgando tudo como Bonito. Uma injustiça? Cada um tem uma opinião sobre isso, os jardinenses não gostam muito. Os proprietários dos atrativos não reclamam e dizem que a parceria com as agências de turismo de Bonito é muito saudável e os atrativos estão sempre operando em sua capacidade plena, principalmente após a pandemia.
A cidade de Jardim não se desenvolveu turisticamente como Bonito, portanto, não há tanta badalação, bares, lojas e restaurantes em destaque. Os principais pontos turísticos são atrações naturais e as atividades do ecoturismo, na zona rural.
Para começar, é no município de Jardim que está o maior percurso de flutuação, o melhor mergulho e a segunda maior dolina seca do mundo. Só por esses três fatores, não dá para visitar Bonito e não ir a Jardim. Além disso, a cidade oferece outros atrativos que valem a pena conhecer.

Flutuação Rio da Prata
A imersão no mundo subaquático é a experiência mais procurada pelos turistas que visitam a região do Complexo Turístico Serra da Bodoquena (que integra os municípios de Bonito, Jardim e Bodoquena).
Em Jardim, o atrativo de melhor estrutura é o do Grupo Rio da Prata, um dos passeios mais vendidos por Bonito e que já recebeu várias premiações. A atividade começa com uma caminhada por uma trilha que leva à nascente do rio Olho D’Água. Nesse local os visitantes fazem os ajustes nos equipamentos, se familiarizam com a máscara e o snorkel, momento também preparado para os registros fotográficos com ajuda de um profissional local. Logo depois, partem para o incrível passeio e um intenso contato com cardumes de peixes de várias espécies. Com cerca de 2.300 metros a flutuação percorre dois rios: o Olho d’Água e o Rio da Prata e dura cerca de 3 horas. No final, os turistas são convidados a se deliciar com um belo almoço servido no fogão à lenha, com vários pratos regionais, além da tradicional sobremesa também feita na fazenda: o doce de leite, preparado em tacho de cobre, uma verdadeira iguaria.
Mergulho na Lagoa Misteriosa
É na Lagoa Misteriosa que o turista vive uma experiência surreal. E sabe o porquê do nome? Porque ninguém nunca encontrou o fundo dela. Em 1998 o mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira registrou a marca de 220 metros de profundidade sem avistar o fundo.
A transparência da água chega a 40 metros de profundidade. Nesse lugar é possível fazer a flutuação, mergulho de batismo (8 metros), autônomo básico, avançado e o mergulho técnico. Só tem um detalhe: de novembro a abril a Lagoa Misteriosa fica fechada para visitação, pois nos períodos mais quentes as algas atrapalham a visibilidade. Anota aí a melhor época. Esse passeio é imperdível!
Caso não consiga ir nos meses que a Lagoa Misteriosa fica aberta, o Rio da Prata oferece cilindro o ano todo, a atividade pode ser feita após a flutuação mencionada acima, mas é vendida a parte e também precisa de reserva antecipada.
Buraco das Araras
Esta é uma das maiores dolina do mundo, com aproximadamente 100 metros de profundidade, 160 metro de diâmetro e 500 metros de circunferência que é percorrida por uma trilha com parada nos mirantes.
No local é possível observar inúmeros casais de araras-vermelhas que fazem seus ninhos nas fendas nos paredões de arenito, entre outras inúmeras espécies que vivem por ali. E se tiver sorte poderá ouvir os “causos” do senhor Modesto que é proprietário do local e está sempre recebendo os turistas com um sorriso largo no rosto e suas histórias.

Balneário
Jardim Ecopark fica às margens do Rio da Prata, com suas águas transparentes e muitos peixes como piraputangas e dourados, é um convite a um dia de lazer e muita diversão. O local tem ótima infraestrutura, conta com churrasqueiras, quadras de esportes, tirolesa, lanchonete e rede para descanso.
Voucher único
Como quase todos os passeios do Complexo Turístico Serra da Bodoquena, os atrativos mencionados aqui tem número limitado de visitantes por dia, exceto o Jardim Ecopark. Portanto, caso queira conhecer o atrativo, precisará de reserva antecipada, o valor é tabelado, porém a reserva só é feita por meio de uma agência de viagens de Jardim ou Bonito.
- Esta viagem faz parte do Projeto Caminhos 67 e conta com apoio do Sebrae MS e 067 Vinhos
Confira mais no vídeo abaixo: