Quem visita o Pantanal Sul se encanta com a experiência e as peculiaridades de cada microrregião desse vasto bioma. Saindo de Campo Grande o primeiro Pantanal que temos contato é o de Aquidauana. Por isso, o município é chamado de Portal do Pantanal. É nesse município que está localizada a Pousada Aguapé, distante 195 km da capital. A visita neste lugar proporciona aos hóspedes uma imersão na natureza e na vida cotidiana de uma autêntica fazenda pantaneira.
A fazenda é formada por vegetação típica do Pantanal, mesclada com vegetação de cerrado, baías, vazantes, corixos, e o rio Aquidauana com exuberante mata ciliar. Possibilita que o visitante conheça as riquezas do Pantanal em qualquer época do ano, na cheia ou na seca. É um ótimo ambiente para observadores de aves, sendo que mais de 300 espécies já foram cadastradas pela região.
Além de ser a preferida entre os observadores de pássaros (Bird wacher) a Pousada Aguapé também é uma das sedes do Instituto Tamanduá que trabalha na pesquisa, reabilitação e preservação desta espécie que está ameaçada de extinção.
O pernoite na fazenda inclui dois passeios diários, pensão completa, hospedagem em apartamento privativo com ar condicionado, acompanhamento de guia pantaneiro e seguro de passeio. Os passeios oferecidos são variados, incluindo cavalgada, caminhadas, safári fotográfico, passeio de barco no rio Aquidauana, pescaria esportiva, focagem noturna, manejo de gado e passeio de charrete. A ordem e horário das atividades serão definidos conforme a programação da pousada e o número de pessoas.
Veja mais no vídeo: