Inaugurado em 28 de março de 2022, o maior aquário de água doce do mundo, o Bioparque Pantanal, é hoje um dos principais atrativos turísticos de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. E para quem está visitando a cidade ou pretende visitar saiba que esse atrativo é imperdível, mas precisa ser agendado com antecedência, pois a entrada é gratuita.
Turistas, campo-grandenses, sul-mato-grossenses, preparem para se surpreender com tamanha beleza. A começar pela arquitetura do complexo é assinada pelo renomado arquiteto Rui Otake e a cenografia de Roberto Galo. Os números também impressionam: são 21 mil metros quadrados de área construída, 5 milhões de litros de água e 375 espécies de animais, o espaço conta com 239 tanques (31 de exposições, 1 de abastecimento, 1 de reuso de descarte de efluentes, 38 na quarentena e 168 voltados exclusivamente para a pesquisa, conservação, bioeconomia e sustentabilidade.
Alguns animais são destaques no Bioparque, como a famosa sucuri Gaby Amarantos, os jacarés, a esplêndida jaú Maria Fernanda e o pintado Adriano. O complexo vai além da contemplação e tem como finalidade agregar experiência e conhecimento.
Com entrada gratuita e com uma equipe de condutores e educadores ambientais treinados e capacitados, o visitante tem uma experiência única através do atendimento inclusivo, além de tecnologia assistiva com libras, audiodescrição e experiência tátil para cegos. Durante o percurso, o visitante encontrará e receberá informações desde o contexto arquitetônico e estrutural, fauna de peixes e seus respectivos ambientes, representatividade cenográfica e plantel de cada tanque e recinto, além de conhecer sobre a cultura local através da exposição itinerante do museu.
Confira mais no vídeo abaixo:
Entrada gratuita. Agendamento pelo site www.bioparquepantanal.ms.gov
Caminhos67 tem apoio do SEBRAE DE MATO GROSSO DO SUL