Visitamos a 10ª edição da Festa do Ovo em Terenos, município a apenas 25 quilômetros de Campo Grande, que faz parte da Rota dos Ipês e teve muitas novidades este ano. O evento, que já faz parte do calendário festivo do Mato Grosso do Sul, atraindo muitos visitantes para a cidade nos dias 15 e 16 de setembro.

Entre as atrações, destaque para o pavilhão exclusivo para pequenos agricultores familiares, gincanas e um show de duplas sertanejas locais como João Haroldo e Betinho e a atração nacional, Maria Cecília e Rodolfo.

Pavilhão da agricultura familiar

Uma das grandes inovações deste ano foi o Pavilhão da Agricultura Familiar, onde produtores puderam expor e comercializar uma variedade de produtos, desde doces e mel até cerâmica.

Foco na cultura japonesa

Terenos é conhecida como a Capital do Ovo devido a colônia japonesa formada na área adquirida pela Jamic (Japan Migration and Colonization), empresa governamental que estimulava a migração japonesa através do financiamento de compra de terras. Nesse local vive cerca de 20 mil habitantes que formam a Cooperativa Agrícola Mista de Várzea Alegre (Camva), responsável pela produção de 750 mil ovos por dia.

Por isso, a festa também teve um foco especial na cultura japonesa, com apresentações dos tradicionais tambores Raiden Daiko, danças e músicas típicas do Japão.