Famosa por suas casas redondas e monumento escalado. Zigurats fica bem no centro de Mato Grosso do Sul, há 100 quilômetros de Campo Grande especificamente no paralelo 19 graus de latitude. Essas referências fazem deste local uma visita muito especial para quem busca ecoturismo alinhado ao conhecimento e pesquisas em diferentes áreas como arquitetura, engenharia, matemática, bio-construção, até a maneira de se alimentar ou de gerar energia, com pesquisas nas áreas de malha eletromagnética, energia livre, agricultura e nutrição.
Voltada ao saber Zigurats começou a ser conhecida no início como Projeto Portal, com forte apelo à ufologia, com passar dos anos desde o início de suas primeiras construções em 1997, ganhou reconhecimento dentro de fora do país, por apresentar um novo conceito de arquitetura e urbanismo, se tornando um centro turístico científico voltado para pesquisas em diferentes áreas, além do ecoturismo.
Em Zigurats há pelo menos 5 roteiros de passeios diferentes, além do City Tour pelo condomínio. Para conhecer todos é preciso passar pelo menos dois dias no local. Hospedar-se em Zigurats exige um planejamento antecipado pois há poucas vagas na Pousada Pegasus. Dentre os passeios, escolhemos fazer a Trilha do Milharal, onde é possível visitar inúmeros monumentos e maquetes de estudo, jardins suspensos no meio da mata.

Além dessa trilha há também o passeio pelo Morro das Marcas, que são diversos platôs de pedra, onde se encontram crateras redondas com água, inusitadas marcas circulares nas rochas. Em Havalon há sítios arqueológicos com pedras de formação não convencional: esféricas ou discoides, além de outras maquetes de estudos que envolve o planeta terra, além de relógios solares.

Fim de tarde é hora de começar a observar o céu por meio do telescópio e a noite contemplar as estrelas a olho nu, numa roda de conversa onde aprendemos mais sobre os corpos celestiais, constelações, etc.
Preocupados com a experiência e vivências dos turistas Ziguratur é a agência responsável por organizar e escalar os instrutores ou guias para acompanhar os visitantes em todos os pontos dentro do ecossistema que engloba Zigurats, Havalon e Dakila.
Agrofloresta
Em plena expansão há sempre uma novidade para se visitar em Zigurats, uma comunidade que não para de crescer. A mais recente é a Agrofloresta da Arommato.

Nesse lugar os proprietários Leia Conche e Marcel Machado desenvolvem inúmeras pesquisas com plantas medicinais e aromáticas. Desses estudos desenvolvidos pelo casal já são extraídos dois produtos originários da destilação de algumas plantas como os óleos essenciais e hidrolatos, além de diferentes desidratados para chás.
No momento da nossa visita estava acontecendo a destilação de manjericão e passeio no local já criou uma memória olfativa. O carinho e a forma como as plantas e as visitantes são tratados criou registro afetivo.
É por isso que sem dúvida, a Zigurats continua sendo um destino turístico instigante, encantador e surpreendente!
Para contato passeio e visitações em Zigurats entre em contato com a Ziguratour, agência responsável por organizar e agendar todos os roteiros e hospedagens. Telefone: 67 99803-3999
- Esta viagem tem como patrocinador o Sebrae/MS
- Confira o vídeo completo dessa viagem