Atenção principalmente aos sul-mato-grossenses, Costa Rica, cidade distante 327 quilômetros de Campo Grande, reserva surpresas incríveis para os amantes da aventura e ecoturismo. O município detém uma beleza natural encantadora com suas inúmeras cachoeiras, cânions e lagoas de ressurgências ou fervedouros, como muitos conhecem.
Quedas d’água e mirantes podem ser visitados em vários outros lugares de Mato Grosso do Sul, com beleza cênica de tirar o fôlego como em Alcinópolis (Morro do Barro Branco e Serra do Bom Jardim) e Rio Verde de Mato Grosso (Mirante da Igrejinha), Aquidauna (Morro do Paxixi) e os próprios Cânions do Engano que fica no município de Costa Rica, mas a cidade guarda um lugar único, com uma experiência incrível.
Estamos falando da Lagoa Santa, exatamente como aqueles fervedouros do Jalapão, o visitante não afunda, devido ao fenômeno da ressurgência, que é resultado de um conjunto de mina que jorram água proveniente de um profundo lençol freático, onde ainda não se encontrou o fundo.
A flutuação por aqui é diferente. Primeiro pela quantidade de areia e segundo por seu reflexo na água. A areia é marrom e por estar muito próxima à superfície, numa visão de cima não aparece o tom azulado da água que vimos ao mergulhar a câmera. Enfim, um professor de física explicaria melhor esses fenômenos.
De qualquer maneira o visitante ira se surpreender com esse lugar. Porém, lembramos que a visita só pode ser feita acompanhada de guias locais.
Outro atrativo imperdível de Costa Rica, é apreciar o pôr-do-sol no Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari, também conhecido como Cânions do Engano. O lugar proporciona um bom momento de contemplação e está na transição entre Cerrado e Pantanal. A paisagem é composta por campos, nascentes d’água, chapadas e cânions. O acesso também é feito somente por guias autorizados e fica distante 45 quilômetros de Costa Rica.
O Parque Nacional das Emas é o mais famoso dentre os atrativos turísticos de Costa Rica e faz divisa com o estado de Goiás. Por se tratar de um lugar muito especial que merece um dia inteiro para visita, não conseguimos incluir no nosso roteiro dessa vez.
- Esta viagem faz parte do Projeto Caminhos 67 e tem apoio do Sebrae/MS e 067 Vinhos.
Saiba mais e veja imagens desses lugares incríveis no nosso vídeo abaixo: