Você sabia que o Brasil tem uma das maiores concentrações de cavernas no mundo? São mais de 6.600 cavidades catalogadas. Muitas delas não são abertas e nem tem estrutura adequada de turismo. E boa parte das mais famosas e com melhor infra-estrutura para receber os visitantes estão no Estado de Mato Grosso do Sul, em Bonito-MS.
A gruta mais famosa de Bonito é a do Lago Azul, cartão-postal da cidade, mas nessa só é permitida a contemplação do lago do alto de uma plataforma. A cor da água chama atenção bem como as formações e toda história que envolve o local. Mas, saiba que ficará sempre bem longe apenas observando tudo das escadarias e plataformas.
Se o objetivo é observar mais de perto as formações milenares das estalactites, estalagmites, colunas e coralóides temos duas dicas: a Gruta de São Mateus que tem no seu receptivo o Museu Kadiwéu, com peças do acervo que representam a história da cidade ou a Gruta de São Miguel.
Para quem tem algum problema com ambientes fechados, sugerimos a Gruta de São Miguel que tem seus salões mais amplos. Na Gruta de de São Mateus as passagens são mais estreitas. Ambas têm formações únicas e belíssimas.
Esse material faz parte do Projeto Caminhos 67 e tem como patrocinadores o Sebrae/MS e 067 Vinhos.
Quer ver mais dessa gruta acesso nosso vídeo abaixo.