Na Rota Gastronômica Pantaneira sobre rodas que estamos trilhando, vistamos o Refúgio da Ilha Ecolodge, um paraíso escondido entre o Delta do Rio Salobra, a Serra da Bodoquena e o Pantanal de Miranda. Um destino exclusivo e acessível, a apenas 11 km de estrada de chão cascalhado.
Neste lugar a natureza é a protagonista e o envolvimento com a rica fauna e flora locais é automático neste santuário ecológico de preservação permanente.
Vivemos experiências únicas com expedições de ecoturismo. Enquanto navegamos pelo rio salobra pudemos observar aves, jacarés e até essa sucuri tomando sol. No caiaque a visão é outra e experiência com o tempo muda. No safari diurno e noturno observamos outros animais. Completamos a imersão com a trilha contemplando a beleza do lugar e aprendendo mais sobre a flora.
Além disso, conhecemos os projetos de conservação do Papagaio Verdadeiro e da Arara Azul. O refúgio também apoia a proteção das ariranhas, um projeto que levou um dos animais a ser protagonista do documentário da BBC, ‘Sancho, a Lontra Gigante’.
As acomodações são um convite ao relaxamento, combinam autenticidade e conforto.
A gastronomia é excepcional. No restaurante interno, saboreamos um jantar requintado e um café da manhã ao som das aves. Às margens do rio Salobra, o restaurante externo proporciona uma experiência única com pratos aquecidos no fogão à lenha. E claro que degustamos o prato que faz parte da Rota Gastronômica Pantaneira, o ‘Delícia do Refúgio’ feito com purê de abóbora, mandioca e carne-de-sol desfiada, a receita foi criada por Ivone Copetti e contou com o toque do chef Paulo Machado.
Os vários decks e muitos lounges espalhados pela pousada são um convite à contemplação.
No Refúgio da Ilha Ecolodge, cada momento é uma conexão profunda com a natureza, um verdadeiro paraíso na terra.
Clique no vídeo e veja o vídeo completo dessa aventura gastronômica.
Nossa viagem tem parceria com o Instagram @comeremcg e apoio do SEBRAE/MS, 067 Vinhos e Grupo Stellantis