Visitamos a capital Estadual do Algodão, distante 327 quilômetros de Campo Grande, a cidade e os pontos turísticos da região nos surpreenderam. A cidade tem incrível potencial para ser referência em Mato Grosso do Sul no ecoturismo, esportes de aventura e contemplação, o município detém uma beleza natural incrível com suas inúmeras cachoeiras, cânions e lagoas de ressurgências ou fervedouros, como muitos conhecem.

Costa Rica é muito organizada e bem cuidada, nos seus arredores o visitante já pode se encantar ao passar por muitos campos de plantação de algodão e, dependendo da época, pode ver as máquinas fazendo a colheita, que é outra atração. Embora seja muito forte na agricultura, a fama desta cidade cresce a cada dia mais como destino turístico da Rota Cerrado Pantanal.

Cachoeira Salto do Sucuriú

Vamos começar pelo cartão-postal de Costa Rica que é o Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú e de acesso muito fácil, esse parque que tem mais de 70 hectares de área e fica apenas dois quilômetros da principal avenida da cidade. É nesse lugar que o turista pode contemplar o Salto Majestoso, uma linda cachoeira de 64 metros de queda d’água. Nesse parque são oferecidos esportes de aventura como rapel, arvorismo e tirolesa. O banho só é permitido na piscina que é abastecida com a água corrente do Rio Sucuriú. No local há restaurante, playground e quiosques com churrasqueira. A entrada custa R$ 10,00 por pessoa e as atividades são pagas a parte.

Outro ponto turístico público e com boa infraestrutura de lazer que inclui balneário é o Parque Municipal de Lages. Localizado há 17 quilômetros de Costa Rica.

Se quiser o banho revigorante de cachoeira o turista pode optar pela Cachoeira da Rapadura, distante a 41 quilômetros de Costa Rica. Essa visita só é permitida com guias locais, o lugar é muito bonito, mas não tem infraestrutura de lanchonete, banheiros ou estacionamento. O acesso é feito por meio de uma trilha no meio da vegetação típica do cerrado.

Cachoeira da Rapadura

Se você quiser mais segurança e um pouco mais de cuidado com acesso, além de uma beleza incrível nossa dica é a Cachoeira das Araras, com 30 metros de altura, que fica dentro de uma propriedade particular, distante cerca de 45 quilômetros da cidade. A cachoeira é belíssima e muito segura para banho, na sua base uma lagoa natural se forma com uma pequena praia de areia à sua margem. Nossa dica aqui é ir a partir do meio-dia, devido a posição do sol. Nessa cachoeira é possível chegar sozinho sem o acompanhamento do guia local e o agendamento pode ser feito direto com os proprietários da fazenda.

Cachoeira das Araras

Passeio cultural e tecnológico

Quer um dia de pausa nas atividades de aventura? Então reserve uma manhã ou tarde para visitar o Museu Interativo, será uma experiência única.

O local foi projeto para levar o visitante a uma jornada virtual pelas paisagens de Costa Rica. A Terra, o Homem, a Biodiversidade e a Cultura foram abordadas de forma especial e podem ser experimentados através de jogos interativos, realidade virtual, projeção mapeada e imersão 360 graus.

Experiência surreal com realidade aumentada no Museu Interativo

Hospedagem

O hotel Ives tem o melhor custo-benefício de hospedagem na região. Oferece quartos confortáveis com café-da-manhã incluso, tem restaurante com opções a la carte para almoço e jantar, além de área com piscina aquecida e hidromassagem.

Consulte tarifas no site www.iveshotel.com.br

Para saber mais sobre como agendar visitas nos atrativos turísticos de Costa Rica acesse o site: www.turismo.costarica.ms.gov.br

Esta viagem faz parte do Projeto Caminhos67 e conta com apoio do Sebrae-MS, 067 Vinhos e Nissan do Brasil.

Confira mais desses lugares incríveis no nosso vídeo abaixo: