Referência mundial no turismo ecológico e sustentável, a cidade de Bonito é orgulho dos sul-mato-grossenses. Eleita por 16 vezes  como “Melhor Destino do Ecoturismo no Brasil”, pela revista Viagem e Turismo da Editora Abril e está sempre no topo da lista dos desejos dos aventureiros e ecoturistas do mundo inteiro.

Distante 297 quilômetros de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, o acesso ao destino pode ser feito pela rodovia ou por voos por meio das companhias aéreas Azul via Viracopos e Gol saindo de Congonhas (SP).­­

Portal da cidade

Visitar bonito sempre será um contato intenso com a natureza. A cidade tem mais de 50 atrativos com atividades para qualquer época do ano seja um mergulho ou flutuação nos rios de águas cristalinas, um banho de cachoeira, a contemplação dos mistérios escondidos em suas dolinas, a viagem no tempo em muitas das suas grutas de formações milenares, nas muitas trilhas para observação de aves (birdwatching), uma cavalgada ou uma visita ao BioPark, uma espécie de zoológico que abriga animais silvestres que não conseguem mais sobreviver na natureza ou quem sabe, uma experiência no Projeto Jiboia. Ah, e claro, tem muita atividade gastronômica e cultural nesta cidade que pulsa o ano todo e recebe uma média de 30 mil visitantes por mês.

Com tantas atividades disponíveis o turismo em Bonito cada vez mais se especializa de forma muito organizada. Para visitar qualquer atrativo da cidade é preciso fazer o agendamento por meio de uma de suas 44 agências de viagem. Mas, não se preocupe, os preços de todos os passeios/atividades são tabelados, ou seja, é o modelo voucher único. Os valores só são diferenciados para moradores de Bonito e sul-mato-grossenses.

A maioria dos passeios de Bonito tem limite diário de visitações e também não é permitido o acesso daqueles que não tiverem o voucher retirado nas agências de viagem. Então nossa primeira dica antes de resolver viajar para Bonito é escolher uma agência  para garantir seu agendamento nos atrativos.

Um roteiro básico de Bonito inclui: flutuação, visitação de gruta, balneário e um circuito de cachoeiras. Agora vamos às opções que nós já vivenciamos, portanto, indicamos.

Flutuação

A maior flutuação de Bonito, não está propriamente no município, isso mesmo, está na cidade vizinha Jardim, distante 60 km. Com 2.300 metros a flutuação percorre dois rios: o Olho d’Água e o Rio da Prata e o passeio por esse mundo subaquático leva o turista a uma incrível imersão que dura em torno de 3 horas e intenso contato com cardumes de peixes de várias espécies. Outra flutuação que proporciona também uma experiência inesquecível é a da Barra do Sucuri, por cerca de 1.300 metros, o turista desce lentamente no rio mais cristalino do Brasil, que fica apenas 18 km da cidade. Agora, se o seu tempo é curto e quer ter o máximo de experiência num único lugar nossa dica é o complexo Nascente Azul, que agrega vários atrativos em um só lugar como flutuação, aventura e até mesmo um museu subaquático.

Flutuação no Rio da Prata

Experiência surreal

Uma das cavernas mais lindas do mundo foi reaberta para visitação no início deste ano de 2022 e proporciona ao turista uma experiência fora do comum. Na gruta existem três grandes salões e um lago para flutuação e mergulho (dependendo do nível da água) de mais de 70 metros. Os destaques do atrativo são as estalactites e cones de formações calcárias com quase oito metros de altura. Com certeza um passeio inesquecível.

 

Flutuação na Gruta do Mimoso

Mergulho

Há várias opções de mergulho com cilindro em Bonito. Mas, há dois atrativos de surreais, na verdade a prática do espeoleomergulho, um numa dolina e outro num abismo. De fato, esses passeios são únicos e uma centena de predicados não daria para descrever a beleza desses lugares. Se puder, viva essas experiências!

Vamos começar pela Lagoa Misteriosa, que fica no município de Jardim-MS, a 60 quilômetros de Bonito. E sabe o porquê do nome? Porque ninguém nunca encontrou o fundo dela. Em 1998 o mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira registrou a marca de 220 metros de profundidade sem avistar o fundo. A transparência da água chega a 40 metros de profundidade. Nesse lugar é possível fazer a flutuação, mergulho de batismo (8 metros), autônomo básico, avançado e o mergulho técnico. Só tem um detalhe de novembro a abril a Lagoa Misteriosa fica fechada para visitação, pois nos períodos mais quentes as algas atrapalham a visibilidade.

O mergulho no Abismo de Anhumas é outra experiência totalmente diferenciada, da fenda de abertura até o fundo da caverna são 72 metros e a descida pode ser feita por rapel ou de elevador. Lá embaixo o visitante se depara também com um lago de águas cristalinas, chegando a 80 metros de profundidade, com largura de um campo de futebol. Dezenas de cones de calcário preenchem o lago e seu entorno, com formações que atingem 20 metros de altura.

Mergulho Lagoa Misteriosa

 

Grutas

A gruta mais famosa de Bonito é a do Lago Azul, cartão-postal da cidade, mas nessa só é permitida a contemplação do lago do alto de uma plataforma.

Se o objetivo é observar mais de perto as formações milenares das estalactites, estalagmites, colunas e coralóides temos duas dicas: a Gruta de São Mateus que tem no seu receptivo o Museu Kadiwéu, com peças do acervo que representam a história da cidade ou a Gruta de São Miguel.

Para quem tem algum problema com ambientes fechados, sugerimos a Gruta de São Miguel que tem seus salões mais amplos. Na Gruta de de São Mateus as passagens são mais estreitas. Ambas têm formações únicas e belíssimas.

Gruta de São Miguel

Aventura

Mas, se você busca aventura das cachoeiras e corredeiras há também inúmeras opções. Destacamos aqui dois dos principais circuitos de cachoeiras para banho e contemplação de toda região: Boca da Onça e Estância Mimosa.

A Boca da Onça fica em Bodoquena, distante a 55 km de Bonito, sendo o passeio mais completo da região nesse quesito. São 9 pontos de visitação, sendo 4 eles para banho, além de abrigar uma das maiores cachoeiras do Brasil que dá nome ao lugar: Boca da Onça. Essa cachoeira tem uma formação na sua rocha que lembra a face de uma onça,  com 156 metros de queda. Se além do ecoturismo você gostar de adrenalina pode se aventurar na descida de rapel de plataforma instalada no atrativo, com a descida de 90 metros em negativo. O passeio por aqui é completo e inclui café da manhã e almoço, portanto, já viu que terá de reservar o dia todo para esse lugar e tenho certeza que não irá se arrepender.

Cachoeira Boca da Onça

A Estância Mimosa é outro complexo de cachoeiras que oferece também 9 pontos, cada um deles percorrido entre as trilhas. Além da diversão na água, o turista pode também optar pela cavalgada ou observação de pássaros. Na Mimosa o almoço também é bem tradicional com comidas típicas preparadas e servidas no fogão à lenha.

Cachoeira Estância Mimosa (Foto: Paulo Cruz)

 

Quer mais aventura? Fazer trilha do alto das árvores? Saltar na água a partir da tirolesa, quer descer as corredeiras de boia? Então nossa dica é Cabanas Aventura.

Para quem não gosta de sentir adrenalina sozinho e prefere o rafting nossa dica é o Eco Park Porto da Ilha. O passeio de bote tem 7 quilômetros, passando por cachoeiras e corredeiras com paradas para banho.

Bóia-Cross Cabanas Aventura

 

Balneários

São muitos também. A maioria às margens do Rio Formoso, todos tem diversão garantida e banho rodeado com muitas piraputangas (peixe endêmico da região que tem até monumento na praça principal).

Visitamos o Balneário do Sol que apresenta excelente estrutura de quiosques, restaurante, lanchonete, banheiros e um ambiente muito familiar. A interação com a natureza é garantida tanto no avistamento de aves como também de alguns animais silvestres como macaco-prego que chega bem pertinho dos turistas.

Balneário do Sol

Projeto Jiboia e BioPark

Esses dois atrativos têm em comum a educação ambiental e a preservação de inúmeras espécies de animais. No projeto Jiboia o turista poderá viver uma experiência única ao tirar selfies com uma jiboia enrolada no pescoço, mas antes disso acontecer terá de passar por uma verdadeira aula sobre esses animais. Segundo Henrique Naufal, criador e responsável pelo projeto desde 2005, é preciso desmitificar o estigma de que rodeiam as serpentes e assim evitar a matança indiscriminada desses animais.

O BioPark é um abrigo de animais que não podem retornar à natureza. Em uma área de 6 hectares há várias espécies de animais como onça-parda, macaco-prego, tamanduá-bandeira, bugio, anta, tucano, lobo-guará, ema, catetos, entre outros. Todos eles receberam nomes e são cuidados por uma equipe de veterinários, zootecnista, biólogos e tratadores.

A visita ao BioPark e Projeto Jiboia leva o turista a refletir sobre as consequências negativas do tráfico de animais, da caça ilegal, matança indiscriminada e dos atropelamentos em estrada.

 

Sítio Vila Rio dispõe de deck exclusivo no Rio Formoso para os hóspedes (Foto: Pedro Canto Cruz)

Hospedagem

São centenas de opções de hospedagem em Bonito, do Resort Zagaia até sítios com pedacinho de rio para chamar de seu, lugar super exclusivo e com muita privacidade para família.

Zagaia Eco Resort é o único da cidade e se hospedar nele é melhor que o turista reserve um tempinho também para desfrutar das suas piscinas e ofurôs. O Marruá Hotel é um 4 estrelas que oferece conforto na medida certa, atendimento de excelência e um capítulo à parte para sua gastronomia. Neste hotel é possível encomendar um jantar temático, com comida pantaneira, para comemorar um momento especial ou viver uma experiência gastronômica assinada pelo chef Sylvio Trujillo.

Agora se você busca um espaço exclusivo, às margens do Rio Formoso, com suas águas verde-esmeralda, estrutura de decks e churrasqueira para curtir com sua família ou amigos, esse lugar é o Sítio Vila Rio, que fica há 8 quilômetros da cidade, com asfalto na porta. O Rancho tem uma cozinha externa com mesa para refeições e churrasqueira e seis demi-suítes, o restante é tudo área verde.

Preços em Bonito:

Primeiramente procure uma agência em Bonito para reservar seus passeios. Os preços dos atrativos citados aqui custam entre R$ 75 e R$ 1.200 reais. Hospedagem custa entre R$ 250 e R$ 900 reais 1 diária por pessoa.

Endereços:

www.gruporiodaprata.com.br

www.nascenteazul.com.br

www.barradosucuri.com.br

www.abismoanhumas.com.br

www.balneariodosol.com.br

www.bocadaonca.com.br

www.grutadesaomiguel.com.br

www.grutadomimoso.com.br

www.buracodasararas.com.br

www.cabanasaventura.com.br

www.marruahotel.com.br

www.zagaia.com.br

www.biopark.com.br

www.projetojiboia.com.br

www.m26assessoria.com.br

 

* Estes atrativos foram visitados como parte do Projeto Caminhos 67 com patrocínio do Sebrae-MS 

 

 

Veja mais de Bonito nesse vídeo abaixo: